quinta-feira, 3 de maio de 2018

Costuras: Upcycling de sombrinha ou guarda-chuva sem uso

Upcycling é um conceito de moda consciente, que consiste em criar peças e produtos a partir de materiais usados sem degradar a qualidade e composição do material.


Conforme a  Wikipédia,a enciclopédia livre“Upcycling, também conhecido como reuso criativo, é o processo de transformar sub-produtos, materiais descartáveis, produtos inúteis ou não mais desejados em novos materiais ou produtos de melhor qualidade ou de melhor valor ambiental.”

O guarda-chuva quebrado se tornou um bom casaco!

A armação de sombrinhas e guarda-chuvas se quebram com facilidade, mas os tecidos são resistentes e duráveis. Porque não aproveitá-los para fazer artesanato, transformando-os num acessório ou roupa impermeável?

Para confeccionar esse casaco montei o tecido da seguinte forma:

Material:
·           1 guarda-chuva estampado sem uso (8 triângulos)
·           guarda-chuvas preto sem uso  (9 triângulos)
·           Abridor de casa de botão ou tesoura de bordar
·           Alfinetes
·           Giz de costura de cor clara
·           Tesoura
·           Linhas
·           Máquina de costura
·           Zíper 45cm

Para formar o tecido

·         Com o auxílio do abridor de casa ou tesoura de bordar, desmonte a sombrinha, desprendendo o tecido da amarração. Lavar e secar.
·         Desmanche as costuras com o abridor de casa, obtendo os triângulos de tecido.
·         Com auxilio de alfinetes, junte os triângulos, encaixando um para cima, outro para baixo. Observe que três triângulos formam um 1 tecido retangular. Com este material pode ser feito peças impermeáveis como bolsa, sacolas, capa para máquina de costura, casacos. Para formar o tamanho do tecido necessário, junte mais três triângulos.
·         Costure a máquina.


Veja na foto como ficou distribuído o molde do casaco tamanho P nos tecidos de 2 guarda-chuvas. Foi utilizado 8 triângulos estampados (2 na frente + 2 nas costas + 2 no capuz + 1 em cada manga) e 9 triângulos pretos (3,5 na frente + 3,5 nas costas + 1 em cada manga) . Na barra foi usado metade de 1 triângulo de outro guarda-chuva preto.


#modaconsciente #upcycling #artesanato #guardachuva #casaco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Comente

Costuras: Alforge (Bolsa para bicicleta)

  Confeccionei esse alforge para bicicleta. Testei e é um bom acessório para levar objetos leves.  Tem 2 bolsos externos laterais e 1 alça d...