segunda-feira, 31 de outubro de 2011

1º Semana de Economia Criativa - FCCR

Evento realizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) em São José dos Campos entre os dias  26 de outubro a  5 de novembro.
O 1º Fórum de Economia Criativa, em 29/10, com as especialistas Lala Deheinzelin  e Ana Carla Fonseca  foi muito interessante.
O conceito tem tudo a ver com quem sonha em viver da arte, cultura, design, moda e etc.
O modelo industrial, em que a renda vinha apenas da habilidade de fazer movimentos repetitivos (mão-de-obra), está ficando para trás. Agora pode-se pensar pois a  tendência é valorizar as idéias, o capital social.
Quem tem a capacidade  de observar e extrair algo novo da escassez de recursos será muito valorizado já que a sustentabilidade será inevitável.
A economia do consumo (TER) tende a ser substituída pela economia do usufruir experiências (SER).
Para exemplificar, os empreendedores da região que estão fazendo sucesso deram um breve depoimento.

Autora do livro infantil Melissa. Ela financiou sua obra e agora divulga e distribui de forma criativa. Vendeu mil livros em um mês.

Cria desde abajur com utensílios domésticos até designer de interiores de aeronaves e arquitetura. 
Foi  Head Designer da Embraer.
Sua  coleção de 20 calçados conceituais foi selecionada para fazer parte do acervo do Virtual Shoe Museum.
Expôs sua obra “luminária Aurélia” no Salão Internacional do Móvel  2010 em Milão

Artista Tita Selicani
Faz arte em vidro com a técnica fusing (fusão). Cria beija-flores, troféus, fachadas de condomínio, peças para decoração e bijuterias em vidro.

Artista plástico Eduardo Miguel Pardo
Transforma lixo(resíduos) em objetos de arte e decoração, móveis, luminárias, esculturas, bio jóias. Seu trabalho é reconhecido como ecologicamente correto e foi premiado em vários países.

A programação continua com palestras dos estilistas Emannuelle Junqueira, Walter Rodrigues  e Karlla Girotto, concurso e desfile de moda, exposições, música e boteco cultural.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Comente

Feiras e Eventos Julho/18

FEVEST FESTIVAL 2018 Evento de Moda íntima, Praia, Fitness e Matéria prima Data: 04 a 08 de julho de 2018 Local: Nova Friburgo Countr...